sábado, 9 de julho de 2011

Olhe-se no espelho - texto de Lya Luft.




Mês passado participei de um evento sobre as mulheres no mundo contemporâneo.
  
  
Era um bate-papo com uma platéia composta de umas 250 mulheres de todas as raças, credos e idades. E por falar em idade, lá pelas tantas, fui questionada sobre a minha e, como não me envergonho dela, respondi. 
  
  Foi um momento inesquecível...  A platéia inteira fez um 'oooohh' de descrédito.
  
  
Aí fiquei pensando: 'pô, estou neste auditório há quase uma hora exibindo minha inteligência, e a única coisa que provocou uma reação calorosa da mulherada foi o fato de eu não aparentar a idade que tenho? Onde é que nós estamos?'
  
Onde, não sei, mas estamos correndo atrás de algo caquético chamado 'juventude eterna'. Estão todos em busca da reversão do tempo.
  
    
Acho ótimo, porque decrepitude também não é meu sonho de consumo, mas cirurgias estéticas não dão conta desse assunto sozinhas. 
           Há um outro truque que faz com que continuemos a ser chamadas de senhoritas, mesmo em idade avançada. A fonte da juventude chama-se ‘mudança’.
  
De fato, quem é escravo da repetição está condenado a virar cadáver antes da hora. 

  
  A única maneira de ser idoso sem envelhecer é não se opor a novos comportamentos, é ter disposição para guinadas.
  
  Eu pretendo morrer jovem aos 120 anos.
  
  Mudança, o que vem a ser tal coisa?
  
  Minha mãe recentemente mudou do apartamento enorme em que morou a vida toda para um bem menorzinho.
  
  Teve que vender e doar mais da metade dos móveis e tranqueiras, que havia guardado e, mesmo tendo feito isso com certa dor, ao conquistar uma vida mais compacta e simplificada, rejuvenesceu.
  
  Uma amiga casada há 38 anos cansou das galinhagens do marido e o mandou passear, sem temer ficar sozinha aos 65 anos.
  
  Rejuvenesceu.

Uma outra cansou da pauleira urbana e trocou um baita emprego por um não tão bom, só que em Florianópolis, onde ela vai à praia sempre que tem sol.
  
  Rejuvenesceu.

Toda mudança cobra um alto preço emocional.
  
  Antes de se tomar uma decisão difícil, e durante a tomada, chora-se muito, os questionamentos são inúmeros, a vida se desestabiliza.
  
  Mas então chega o depois, a coisa feita, e aí a recompensa fica escancarada na face.

Mudanças fazem milagres por nossos olhos, e é no olhar que se percebe a tal juventude eterna.
  
  Um olhar opaco pode ser puxado e repuxado por um cirurgião a ponto de as rugas sumirem, só que continuará opaco porque não existe plástica que resgate seu brilho.
  
  Quem dá brilho ao olhar é a vida que a gente optou por levar.

Olhe-se no espelho...”

Lya Luft
 

Poema erótico -Do outro lado da cama/autor desconhecido

Vem, provar meu corpo,
saboreia-o como açúcar,
deixa-o molhado,
totalmente derretido…
Vem, sente o que o delimita,
descobre o que o excita,
toma-o como se fosse teu,
vem…vem ser meu Romeu…
Descobre tudo, explora até ao infinito,
gostas de meu gemido? Pois bem eu repito,
sou tua, como a gota é do mar,
feita para te mover, excitar e amar…
Vem, sente como estou para ti,
deixa-me ter e ver o que nunca vi,
que visão, que bom invadir teu coração,
que bom o sabor, de uma penetração…
Sabes que tenho minha cama vazia?
Talvez a preenchas um dia…

Mandamentos do amor

Os mandamentos do amor. Nunca gostei de regras. Nunca gostei de leis. Mas a verdade é que existem e todos nós as devemos seguir, e nem sempre as seguimos claro. Tomemos o exemplo de 10 mandamentos que surgiram pela igreja. São coisas básicas, parecidas com os avisos das mães quando estão a ensinar os primeiros passos às crianças. Afinal, debaixo do grandioso Deus que nós criamos como um homem de barbas ou simplesmente o céu, somos umas criancinhas. Se Deus é o mundo, o universo, nós somos simples formigas, formigando e alastrando as nossas minúsculas pegadas pelas barbas de Deus.
Não queria ser Deus, se tivesse que acolher a todas as orações do mundo. Mas vou ousar sê-lo para dar os meus próprios mandamentos do amor. Porque dizem que o amor é a arma mais forte, e que Deus o manda praticar e alastrar pelos homens, mas nunca o vi instruir alguém de como deve amar, ou tratar o amor.
1º- Adorar-te e amar-te sobre todas as coisas: Nunca poderás gostar de alguém sem gostar principalmente de si próprio. A baixa autoestima e confiança pode tornar o esforço e a dedicação feita por outra pessoa quase nula. Isto porque se não gostarmos de quem somos, parece não termos nada para oferecer ou partilhar com alguém, e a tristeza e solidão que carregamos conosco, apesar de todo o amor sentido por outro, também se transmite, e leva a um “cansaço” da relação.
2º- Não invocar nomes em vão: Primeiro, se iniciamos uma relação e se estamos felizes com ela, os nomes das pessoas que já nos entristeceram ou magoaram, não devem vir à baila nem nas conversas, nem nas piadas, e muito menos no sexo! A pior coisa que pode acontecer é trocarem o nosso nome com um caso de ex-relação. Por vezes, pode ser sem intenção, mas pode estragar o momento, sobretudo se a pessoa com quem estamos for muito ciumenta. Segundo, o nome de quem amamos deve ser pronunciado com sentimento. É o amor, fazer do nome de alguém parte de significado do nosso.
3º- Santificar os segundos solitários e as horas de sentimento: Anos depois do começo da relação, hão-de vir conversas em que venham À memória aqueles dias perfeitos passados com ele/ela. É sempre bom guardá-los com carinho nas milhares de gavetas que temos na cabeça e coração. Sentimo-nos bem saber que a pessoa se lembra dos dias que esteve conosco e daquelas horas em que a felicidade nos circundou. Tal como dos momentos em que esteve sem nós, mas sentiu saudade.
4º- Honrar pai e mãe: É imprescindível lembrarmos sempre quem nos criou, e nos ajudou a crescer de corpo e alma, tal como quem ajudou a crescer o/a nosso/a companheiro/a. Os sogros nunca são vistos como boas pessoas, mas são apenas mitos e tradições vulgares do povo. Apesar da relação ser a coisa mais importante, e o planeta central, nunca nos podemos desligar dos anéis e estrelas que o circundam. E os nossos pais, e sogros, nunca devem ser esquecidos, devem ser honrados. No entanto, também não devem interferir.
5º- Matar: Matar em todos os sentidos. Matar saudades, matar desejos, matar de amor…com palavras e provas inimagináveis e secretas. Matar de…surpreender. Inovar. Renovar. Ser romântico ser divertido sempre em diferentes pontos, deixar a pessoa que amamos de boca aberta, olhos esbugalhados e coração quase parado. Enfim…matar.
6º- Guardar respeito nas palavras e nas obras: Podemos gostar muito de alguém e ser correspondidos. Podemos até ser impacientes em certos momentos. Mas um valor que nunca deve faltar é o respeito. Se o nosso parceiro não quer, ou não se sente preparado para algo, nunca deve haver obrigação. A paciência é amarga, mas o seu fruto é doce.
7º- Não furtar: Por outro lado, se amamos alguém mas não somos correspondidos, não queiramos estragar e roubar a felicidade desta. Se ele/ela está junto com alguém, não devemos interferir apenas porque amamos. Não digo que se deva desistir, mas se amamos mesmo uma pessoa devemos querer vê-la feliz, e não pensar apenas em nós e no que nós queremos e desejamos ter. Mas não conseguimos.
8º- Não levantar falsos testemunhos: Nunca se deve acreditar sem ver. Por vezes pessoas alheias e com esperança de estragar a relação, são capazes de inventar ou provocar tudo. Se realmente gostamos de uma pessoa devemos saber ouvi-la e comprovar os falsos testemunhos. Outras vezes, nem sempre o que vemos é o que parece, e então, nunca de deve ser impulsivo/a ao ponto de julgar quem amamos!
9º- Não guardar castidade nos desejos e pensamentos: É excelente poder partilhar os nossos pensamentos com quem amamos. Partilhar ideias, partilhar fantasias e desejos vão alimentar a vontade de saber e querer satisfazer o outro, porque assim damos a saber melhor o que gostamos ou não. Já com perguntas diretas o completo conhecimento nem sempre resulta.
10º- Não cobiçar as coisas alheias: Todos somos homens ou mulheres, e todos temos tendência a olhar e apreciar o que é dos outros. Numa relação nem sempre é bom apreciarmos outra pessoa ao pé da namorada, acreditem, não dá bom resultado. Mas temos o direito de apreciar. Desde que, tenhamos na consciência, que estamos bem assim, apesar de haver pessoas lindas, fabulosas que possamos olhar, não as devemos cobiçar, porque a pessoa que amamos, é a joia mais rara do mundo, e ninguém sabe disso…é só nossa.
Artigo escrito por Clara Godinho 

Como tirar uma foto sexy sem se comprometer

http://cdn.sheknows.com/articles/2011/06/sexy-girl-with-camera.jpg
A troca entre um casal de uma foto sexy ou de várias está cada vez mais na moda sobretudo nas relações marcadas pela distância, em que o contacto físico é quase escasso ou muito esporádico. Neste tipo de relações muitas vezes o casal procura uma forma de apimentar a relação e essa forma muitas vezes passa pela troca de fotos que ajudam a aumentar a confiança entre o casal, mas que também podem ser uma arma perigosa, porque como todos sabemos a barreira entre o erotismo e a pornografia são muito vagas.
As pessoas envergonhadas por vezes têm dificuldade em tentar este método, porque nem sempre se sentem à vontade para isso, mas é importante que percebam que o estão a fazer para alguém que amam e não para um desconhecido e também é importante existir uma partilha íntima entre o casal.
O que vos vou mostrar é um questionário feito a Perry Gallagher, uma fotógrafa em Los Angeles que explica as regras para tirar umas fotos sexy para o seu namorado ou marido.
  • Como pode uma rapariga normal num relacionamento tirar fotos sexy para mostrar ao seu namorado de uma relação distante sem por em causa a sua integridade ou ter problemas que a persigam? Quando dá uma imagem ou foto a alguém corre sempre o risco dessa mesma foto se virar contra si. Por isso o conselho desta passa por apenas partilhar fotos com as quais se orgulhe e não tenha problemas que o mundo veja. Quando tira fotos a si própria aproveite uma boa fonte de luz, como por exemplo uma grande janela. Uma luz natural é bem mais bonito que o flash da câmara.
  • Se tirar fotos de mim despida devo tapar a minha cara ou partes íntimas?Novamente é referido só deve tirar fotos como se sentir bem e tendo em vista o ponto anterior, apenas mostrar o que acha que o “mundo” pode ver e que se sentiria confortável para mostrar.
  • Se eu decidir tirar uma foto de mim própria, que roupa deveria escolher? Qual me poderia favorecer mais? O melhor conselho é vestir algo que favoreça o que você gostar mais em si. Só assim se poderá sentir mais confiante e conseguir uma melhor foto de modo quase natural. Mas esta dá o conselho que devem evitar vestir completamente de preto ou branco.
  • É perigoso mesmo que só envie para o meu namorado? Existe sempre perigo, sobretudo se o namorado não for de confiança e tiver outros fins para as imagens. As coisas funcionam muito melhor ao vivo, mas nada impede que tire as fotos, tudo passa pela confiança e o modo como ela se cria. Se você confia na sua cara metade, força, divirtam-se juntos, mas nunca partilhem as fotos para além do computador de ambos!
No mundo da fotografia existe o erotismo e algo que vai para além disso. É importante saber distinguir ambos e saber o que deseja para si. Também cabe a si decidir se o objetivo da foto é partilhar única e exclusivamente com o seu namorado ou se passa por mostrar numa galeria pública ou como trabalho pessoal. Porque todos estes objetivos têm implicações diferentes.
Nem todas as pessoas veem estas imagens da mesma forma e com a mesma finalidade. Sendo assim para sua segurança é sempre importante que saiba com quem partilha as suas! Só assim pode saber para que fins são usados e evitar problemas no futuro.
Por fim não deve de nenhuma forma sentir vergonha por querer mostrar um pouco mais de si. No fundo é uma forma de se valorizar e o que é efetivamente seu, neste caso o seu corpo e toda a sua beleza pessoal. Resta-me desejar boa sorte a todos e se for o caso. Boas fotos.

A faxina Martha Medeiro


Estava precisando fazer uma faxina em mim...
 Jogar fora alguns pensamentos indesejados. Tirar o pó de uns sonhos, lavar alguns desejos que estavam enferrujando..... 
Tirei do fundo das gavetas lembranças que não uso e não quero mais.
 
Joguei fora ilusões, papéis de presente que nunca usei, sorrisos que nunca darei...
 
Joguei fora a raiva e o rancor nas flores murchas
 
Guardadas num livro que não li.
 
Peguei meus sorrisos futuro s e alegrias pretendidas e as coloquei num cantinho, bem arrumadinhas.
 
Fiquei sem paciência! Tirei tudo de dentro do armário e fui jogando no chão:
 
paixões escondidas, desejos reprimidos, palavras horríveis que nunca queria ter dito, mágoas de um amigo, lembranças de um dia triste...
 
Mas lá havia outras coisas... belas!!!
 
Uma lua cor de prata...o choro de
 meus filhos ao nascerem 
seus primeiros passos,os abraços....
 
aquela gargalhada no cinema, o primeiro beijo.....
 
o pôr do sol.... uma noite de amor
 
Encantada e me distraindo, fiquei olhando aquelas lembranças.
 
Sentei no chão,
 joguei direto no saco de lixo os restos de um amor que me magoou. 
Peguei as palavras de raiva e de dor que estavam na prateleira de cima -
 
pois quase não as uso - e também joguei fora!
 
Outras coisas que ainda me magoam, coloquei num canto para depois ver o que
 fazer, se as esqueço ou se vão pro lixo. 
Revirei aquela gaveta onde se guarda tudo de importante: amor, alegria, sorrisos, fé…..
 
Como foi bom!!!
 
Recolhi com carinho o amor encontrado,
 dobrei direitinho os desejos, 
perfumei na esperança,
 passei um paninho nas minhas metas e deixei-as à mostra. 
Coloquei nas gavetas de baixo lembranças da infância;
 
em cima, as de minha juventude, e...
 pendurado bem à minha frente, 
coloquei a minha capacidade de amar... e de recomeçar...

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Um tu

Você tem sido o meu suporte e minha felicidade ao longo deste meses todo, tens sempre algo a dizer, uma opinião a dar, mesmo que na maioria das vezes seja para mandar eu crescer.
Mesmo que por vezes seja teimosa ou chata, tu sabes que eu gosto muito de ti.
Gosto da tua determinação, tens objetivos bem delineados, mesmo que penses que não.
És bastante forte, bastante humilde, bastante amiga, bastante tudo.
Nada se compara aquilo que significas para mim. Não dá para te descrever, porque para mim, tu és perfeita. É uma grande amiga!
Amo-te

Amor não correspondido (Angela Maria)

Enquanto você rir, o meu coração sofre por está longe de ti, enquanto você chora por alguém que não te ama, minha alma doi por dentro pelo fato de eu não poder dar o amor que você tanto precisa pra passar a dor que você está sentindo agora, enquanto as lágrimas cai do seu lindo rosto, eu corro pra fazer você sorrir mesmo que as vezes eu tenha esperança de ser feliz ao teu lado, enquanto você diz que somos só amigos, desejo que no fundo do meu coração sejamos mais do que amigos.