quarta-feira, 6 de julho de 2011

A IMPORTÂNCIA DO ATO DE LER Monalisa Costa

               Ter domínio do código escrito e suas mais variadas significações é o bem mais valioso que podemos ter acesso hoje, pois somente o conhecimento é capaz de nos liberar das amarras da alienação e da ignorância.

              O ato de ler é muito mais do que um fazer comum, já que ler é entender, refletir, escrever transformar. O livro é o passaporte para o autoconhecimento, para aprender a ler o mundo, viabilizar conquistas individuais e coletivas, inspira transformações, dão voz às ideias. E é só atráves deste maravilhoso instrumento que chegamos o mais proxímo possível da absoluta verdade.

               O prazer de ler é resultado de estímulos constantes que aos poucos se torna uma questão de gosto, de escolha pessoal, de atitude.

                Para chegar a essa escolha é necessário primeiramente ter acesso ao livro, depois um vem entendimento de que se trata de uma janela por onde acessamos séculos de conhecimento; é briquendo que não acaba, é viajar sem sair do lugar, é o mundo na ponta dos dedos que se descortina em um virarem de página.

                  É por tudo isso, que gastar tempo com a leitura significativa é investir na sua própri formação, é contribuir para a construção de um ser, e consequentemente de um país mais justo. Não há como discordar de monteiro lobato: ’’ um país se faz com homens e livros. ’’

                  Segundo Luís Borges, pegar um livro e abri-lo guarda a possibilidade do fato estético. o que são as palavras dormindo num livro? O que são esses simbólos mortos? Nada, absolutamente. O que é um livro se não o abrimos? Simplismente um cubo de papel e couro, com folhas; mas se o lemos acontece algo especial,  creio que muda a cada vez.                         

Nenhum comentário:

Postar um comentário